11/09/2011

RETORNO

Bem, férias, viagens e outros afazeres nos afastaram do blog por tempo considerável. Aos poucos, vamos retornando.

Aguardem por notícias da viagem que Yára fez pela Europa. Ao lado de amigas de ecomuseus nacionais e de Hugh de Varine, Yára visitou ecomuseus europeus e trocou ideias com seus coordenadores e comunidades. Voltou encantada, entusiasmada e com muitas ideias na cabeça.

Duas notícias recentes:

O bairro carioca de Santa Cruz está completando 444 anos. No Centro Cultural que abriga o Ecomuseu de Santa Cruz e o NOPH, haverá um Sarau Cultural  em que poetas, artistas, músicos, atores, professores e alunos do bairro irão se apresentar. Aguardamos detalhes para convidá-los a prestigiar o evento.

Eráclito Pereira também enviou e-mail para nós sobre a mobilização em defesa do patrimônio cultural da cidade de Santo Ângelo. É que, na surdina, durante a noite, foi derrubado um prédio histórico da cidade, que não tem legislação que proteja a memória e o patrimônio local.

Diz o texto de carta enviada aos vereadores locais:
  
"... tomamos conhecimento de que alguns prédios históricos de nossa cidade e que contam grande parte de nossa caminhada desde o período jesuítico, estão por serem vendidos, demolidos, sem o menor critério, em nome de interesses particulares que são postos acima do bem social e coletivo. Como aconteceu no último final de semana com o sobrado contruído em 1924, localizado na esquina das ruas Florêncio de Abreu e Antônio Manoel. [...] Enquanto a administração municipal tenta reconstruir o passado das reduções através da revitalização da praça Pinheiro Machado e das escavações arqueológicas, vemos prédios históricos serem demolidos, uma enorme contradição. [...] Indignados com o que vem ocorrendo no município em relação à falta de proteção aos nossos bens histórico-culturais materiais, manifestamos através desta carta aberta nossa exigência pela aprovação da lei de proteção patrimonial!"

Concordamos, apoiamos e assinamos.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário