12/10/2011

PERSONAGENS DE OURO PRETO


O Centro de Cultura Afro abriu exposição de acervo contando a história de três grandes personagens de Ouro Preto: Sinhá Olympia, João Pé de Rodo e Bené da Flauta.

A exposição é organizada pela primeira turma de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto e conta com o patrocínio da própria universidade, da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, e de empresas locais, como: Pedreira Oratórios, Corretora Grupo Forte, Supermercado Pedrosa, e Alerta Segurança Eletrônica.

O Centro de Cultura Afro localiza-se na rua Padre Faria, número 14, no bairro Alto da Cruz em Ouro Preto. A entrada é franca e a visitação será de terça a sábado das 12h às 18h e aos domingos das 8h às 13h.

A exposição promoverá ação educativa com escolas da comunidade, e o seminário “Novos Olhares”, que acontecerá nos dias 11 de Novembro às 19h e 12 de Novembro às 14h, no Salão Nobre da Escola de Farmácia – Rua Costa Sena, nº 171, Centro – Ouro Preto/MG. 

A exposição poderá ser vista até 20 de novembro.

Mais informações pelo e-mail: expomul082@gmail.com

Um comentário:

  1. Yára mandou um e-mail sobre a exposição:
    A exposição está muito interessante!

    Faz uma analogia entre olhar através de um caleidoscópio e experimentar sensações multicoloridas e provocadoras.

    Os três personagens se destacam enquanto pessoas e também a partir do olhar das pessoas que com eles conviveram na cidade de Ouro Preto. Eram considerados poetas, hippies, gênios, bizarros, por perambularem pelas ruas abordando quem passava. Ficaram famosos pelos "causos", pela arte que produziram, pelo modo "excêntrico" de viver.

    O Bené da Flauta - Benedito Pereira da Silva - foi morador do Morro da Queimada, bairro integrante do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto.

    Quem tiver oportunidade de visitar Ouro Preto, vale a pena conferir a exposição!

    Yara Mattos

    ResponderExcluir