01/05/2011

ECOMUSEU DA SERRA DE OURO PRETO - SEMANA NACIONAL DE MUSEUS 2011

Vista de Ouro Preto tirada do Mirante – anos 1950 – Coleção Particular.
O Programa de Implantação do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto/MG, ao reafirmar a importância das ideias de território (espaço vivido) como museu, e da apropriação das coleções enquanto patrimônio cultural de todos, traz para as comemorações da Semana Nacional de Museus 2011 algumas ações que permitem o entrelaçamento dos conceitos de memória, comunidade e identidade familiar.

Relacionadas ao tema da semana – Museu e Memória – serão apresentadas duas exposições no Espaço Cultural Cores, Flores e Sabores do Morro São Sebastião: Estandartes: símbolos da memória visual do bairro São Sebastião e O que nossos objetos contam. 
Na primeira, será exposta a documentação fotográfica do bairro nos anos 1950/60, sob a forma de estandartes confeccionados por artesãs da comunidade, a partir de fotos de coleções particulares das famílias locais. 
Os estandartes ou bandeiras surgiram com os povos egípcios, assírios, persas, gregos e romanos, empunhados pelos exércitos como símbolos de conquistas. O nome é originário da palavra persa band, que significa estandarte. Posteriormente, foram adotados pelas comunidades religiosas, confrarias e irmandades, e levados em procissões. Sua linguagem plástica foi apropriada pelas artesãs, que enfeitam as festas tradicionais e os eventos culturais. 

A segunda exposição mostra peças de uso doméstico que documentam, historicamente, o universo material dos núcleos familiares, valorizando suas singularidades, seu modo de vida, sua forma de ter e manter.

Relacionada à cultura viva, haverá ainda uma exposição de arte e artesanato destacando a produção atual do grupo de artesãs dos bairros que compõem a Serra de Ouro Preto, com vendas no local. 

A programação foi idealizada por Vanilda Claudia de Paula Alves, Ana Paula Costa Pereira e Ana Maria Mendes, em conjunto com a equipe do programa Ecomuseu da Serra de Ouro Preto, do Departamento de Museologia da UFOP. A abertura será no sábado, 21 de maio, 2011, às 15 horas.
Yara Mattos - Coordenadora do Ecomuseu da Serra de Ouro Preto 

3 comentários:

  1. Um dos aspectos que considero mais interessante nesse projeto é a sua delicadeza. Não se percebe uma ação externa de seus idealizadores e coordenadores, mas sim uma ação que parece aflorar sempre da comunidade.
    Parabéns e sucesso!
    Dalva

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, Dalva. Essa é uma postura básica de toda a equipe, que certamente valorizará seu comentário.
    Gde abrç.

    ResponderExcluir
  3. Também é de minha percepção essa conexão de conceitos e experiências vividas na localidade do Ecomuseu. Só lamento de estar tão perto, e infelizmente, por forças maiores, não poder estar presente, como é o dia de hoje, última ação da Primavera de Museus. Parabéns a todos que estão fazendo parte desta festa!

    ResponderExcluir