31/03/2011

MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA - 37 ANOS

O museu Casa Guimarães Rosa, vinculado à Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura de MInas Gerais, completou 30 anos dia 30  de março. O  trabalho desse museu segue uma postura de atendimento prioritário à comunidade de Cordisburgo e cidades vizinhas, e funciona como centro de referência da vida e obra de Guimarães  Rosa, e como núcleo de informações, estudos, pesquisa e lazer.

Para celebrar o aniversário do museu, aconteceram duas oficinas: uma, com o Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, formado por jovens, uma graça de trabalho, segundo testemunho de Yára. Fundado em 1995, o grupo tem o propósito de divulgar a obra de Rosa e, ao mesmo tempo, enriquecer a visita ao museu com narrações de trechos da obra do escritor. 

A segunda oficina, “Trajetórias de Guimarães Rosa”, dirigida aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Mestre Candinho, em Cordisburgo., aconteceu na própria escola, com os alunos construindo um painel cronológico a partir de leituras de documentos das trajetórias do autor.

Museu virtual
Conheça o Museu Casa Guimarães Rosa pela internet: www.eravirtual.org. É possível ainda, por meio do mesmo site, visitar outros museus mineiros e brasileiros. 

De Minas Gerais, podem ser visitados: o Museu do Oratório e o Museu Casa Guignard, em Ouro Preto; e a Casa Fiat de Cultura e o Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. Em breve, estarão disponíveis visitas ao Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte.

2 comentários:

  1. Visita inesquecível esta que acabo de fazer ao Museu Casa Guimarães Rosa através da internet!
    Este site que congrega as visitas virtuais de todos esses museus precisa ser muito divulgado!

    Beijos!

    Ariane

    ResponderExcluir
  2. Também acho. Em particular, professores e alunos podem fazer um excelente uso dessa ferramenta. E não é para didatismos chatos, não. Essas visitas podem ser, além de instrutivas, motivadoras e divertidas.
    Gde abrç,
    Ione

    ResponderExcluir